Áreas de Aplicação

VER TODAS

Indústria de Plásticos

VER PRODUTOS PARA A APLICAÇÃO

Os plásticos são conhecidos na química como materiais orgânicos poliméricos sintéticos, com facilidade de se transformarem em diferentes formas graças ao calor e à pressão. Juntamente com a maleabilidade, o plástico possui características como leveza e transparência, que o tornam extremamente utilizado em diversos setores industriais. Sacolas, garrafas, vasos, embalagens e potes de sorvete são apenas alguns dos inúmeros objetos que são feitos de plástico. O plástico está tão presente em nosso cotidiano que muitas vezes passa despercebido. E se este material vem ganhando a cada dia mais mercado, novos produtos são lançados e patenteados todos os dias. Você consegue imaginar a importância da matéria-prima na indústria de plásticos? É gigantesca!

Do que é feito?

O plástico conta com três matérias-primas: o petróleo, a cana-de-açúcar e o amido. O petróleo é a principal matéria-prima na indústria de plásticos. Ele é formado por diversos componentes com distintas temperaturas de ebulição, o que permite que sejam separados por meio da destilação ou craqueamento. Este craqueamento resulta na fração nafta, que vai para as centrais petroquímicas, sofre diversos processos e origina os monômeros – compostos de moléculas que combinam e formam polímeros. Ainda que seja a mais importante matéria-prima na indústria de plásticos, a produção mundial de petróleo destinada aos plásticos é totalmente limitada e controlada: somente 4% de todo o petróleo é utilizado para esta função.

A cana-de-açúcar, outro recurso utilizado para obtenção de plástico, trata-se de uma fonte renovável. Ela é aproveitada por meio do processo de polimerização, que a partir da desidratação do etanol resulta no eteno. Uma vez que o eteno é puro o suficiente para qualquer processo de polimerização e possibilita adquirir qualquer tipo de polietileno, o plástico proveniente desta matéria-prima é 100% reciclável e reutilizável.

O amido é a outra matéria-prima presente na indústria de plásticos. Também é renovável, tratando-se de um polissacarídeo presente em diversos alimentos como milho, legumes e cereais. Desta forma, o amido é um recurso bastante disponível e os plásticos resultantes desta fonte são biodegradáveis, mas não são recicláveis.

Tipos de plásticos

EPS - (poliestireno expansível), possui diversas características favoráveis que evoluíram os conceitos construtivos. São leves, menor consumo de aço e ferro devido a redução da carga estrutural e custo reduzido pela redução do tempo da mão de obra. São excelentes isolantes térmico e acústico com baixa absorção de água. O EPS não prolifera a criação de micro organismos e é 100% reciclável e reaproveitável. Comumente utilizado na construção civil, embalagens técnicas e transporte, refrigeração, decorações, papelaria e indústria moveleira.

PVC - (policloreto de vinila): embalagens para remédios, água mineral, mangueiras e material hospitalar utilizam deste tipo de plástico;

PET - (polietileno tereftalato): comumente utilizados em garrafas, plásticos, fibras têxteis, etc;

PEAD - (polietileno de alta densidade): servem para sacolas de supermercados, tampas, embalagens de detergentes, entre outros;

PEBD/PELBD - (polietileno de baixa densidade/polietileno linear de baixa densidade): são aproveitados em utensílios como sacos de lixo, filmes para embalar leite e bolsa para soro medicinal;

PP - (polipropileno): – podem ser usados em cordas, fios, cabos, entre outros;

PS - (poliestireno ): presentes nos potes de iogurtes e sorvetes, bandejas de supermercados, aparelhos de barbear descartáveis, etc; e

Existem ainda outros tipos de plásticos, como o ABS/SAN, EVA, PA e PC, que são encontrados em objetos como autopeças, chinelos, CDs, computadores, etc.

A importância da matéria-prima na indústria de plástico

A matéria-prima na indústria de plásticos é de fundamental importância na economia mundial, já que, como foi explanado, são inúmeros os objetos que são feitos de plástico. Sem dúvidas, todos os dias utilizamos uma grande quantidade dos utensílios feitos a partir deste recurso. Portanto, mantenha-se informado e faça o uso consciente do plástico, pois sabemos que existe um longo processo para sua decomposição na natureza.

O Estado de Santa Catarina e sua relação com o plástico

A região de Santa Catarina é conhecida pela pulverização na transformação de material plástico. Schmidt explica que a indústria é bastante diversificada: embalagens de alimentos e bebidas, eletroeletrônicos, produtos para construção civil, peças técnicas, brinquedos, utensílios domésticos e descartáveis, entre outros. "Todos são relevantes em nível nacional", destaca. Entretanto, há setores que apresentam queda de desempenho. Neste grupo encontram-se os segmentos relacionados a bens duráveis, como peças técnicas, e produtos para construção civil. "Mas o mercado está desafiador para todos", revela o dirigente.