Novidades e Dicas

VER TODAS
01 Fevereiro Perguntas frequentes sobre telha térmica (telha termoacústica - telha sanduíche)

O que é telha térmica?

As telhas térmicas são telhas muito leves e resistentes, compostas de chapa em alumínio ou em chapa de aço (galvalume – aluzinco) e isolante térmico. O isolante térmico pode ser de em PU – Poliuretano, PIR – Poliisocianurato ou EPS (isopor) – Poliestireno Expandido.
Existem diferentes tipos, formatos e modelos de telhas térmicas, e suas variações de eficiência e de preço são bastante significativas.
Além de leves e fáceis de instalar, as telhas térmicas podem ser fornecidas em praticamente qualquer comprimento, sob medida.
A largura é padronizada, mas no comprimento, você pode escolher conforme necessidade ou projeto.

Quais são as opções de telhas térmicas?

Trabalhamos com telhas térmicas com isolamento de EPS, PU e PIR.
O EPS (isopor), possui uma redução térmica na faixa de 30%. As placas de EPS (isopor) são fabricadas conforme modelo da telha e coladas. Pode ter adicionalmente uma manta térmica por baixo do EPS (isopor), ou uma segunda telha aço (galvalume - aluzinco), que podem ser no mesmo formato de telha ou lisa fazendo a função de forro, com acabamento e pintura.
As telhas térmicas com isolante em PU e PIR são ótimas opções na questão de redução térmica. Pois, tanto o PU, como o PIR, são isolantes térmicos amplamente utilizados na fabricação de câmaras frigoríficas, devido sua altíssima eficiência térmica.

Quais modelos e formatos de telhas térmicas fabricamos?

As telhas térmicas podem ter formato trapezoidal (TP25, TP35, TP40 e TP100) ou ondulada (ondulada 17) e fabricadas em chapas de alumínio (100% alumínio), aço (galvalume – aluzinco) onde sua composição possui 55% de alumínio e ainda nas opções pós-pintadas (pintura eletrostática a pó) e pré-pintada (pintura direto da usina fabricantes da bobina). As telhas pós-pintadas e pré-pintadas possuem a opção de serem fabricadas em diversas cores. 
A telha modelo ondulada, segue a linha das já tradicionais telhas existentes no mercado, tendo sua larga vantagem por ser leve, resistente as ações do tempo, questão estética, praticidade no manuseio e montagem e por sua disponibilidade em diferentes cores.
As telhas modelos trapezoidais possuem formato mais plano, com pequenas (TP25 E TP35), médias (TP40) ou grandes (TP100) ondulações no formando de trapézios. 
Ainda possuímos a telha forro, a qual recebe um acabamento que imita o formato de forro, sendo que é composta por uma telha de aço (galvalume – aluzinco) na parte inferior da telha. Esse modelo também possui disponibilidade em diferentes cores.
Todos os modelos de telhas (TP25, TP35, TP40, TP100, ondulada 17 e forro) fabricados pela Termovale podem receber o isolamento de EPS (isopor) – Poliestireno Expandido. Os modelos (TP35, TP40, TP100 e forro) podem receber também as opções de isolantes em PU – Poliuretano e PIR – Poliisocianurato.

Qual telha térmica oferece melhor isolamento acústico?

Ambos os modelos de telhas térmicas, possuem o benefício do isolamento acústico.
O que podem variar na qualidade e na eficiência do tipo de isolamento acústico é a questão da densidade do material utilizado como isolante na telha.
Vale destacar que a inclinação do telhado é um fator importantíssimo na questão acústica. Telhados com pouca inclinação, apresentam maior ruído, por assim estarem mais expostos a ação da chuva.

Qual modelo de telha possui maior durabilidade e eficiência contra corrosão?

As telhas de alumínio fabricadas pela Termovale possuem maior resistência quando o assunto é corrosão. Pois sua matéria-prima principal são bobinas 100% em alumínio.
O modelo amplamente utilizado no mercado é a telha de aço (galvalume – aluzinco) são compostas por 55% de alumínio, 43,5 de zinco e 1,5% de silício, esse processo de fabricação das bobinas, faz com que as telhas possuam altíssima resistência contra corrosão.
Ainda destacam-se as telhas pós-pintadas e pré-pintadas, as quais possuem a base da telha de aço (galvalume – aluzinco) são compostas por 55% de alumínio, 43,5 de zinco e 1,5% de silício, e ainda recebem o tratamento da pintura, esse acabamento podendo ser pintura eletrostática (pós-pintura) ou pintura direto da usina fabricante da bobina (pré-pintada) a qual ainda recebe uma película para proteção da tinta na fabricação, transporte e montagem da mesma na obra. Vale ressaltar que a película protetora da telha pré-pintada, deve ser retirada da telha antes ou após a instalação da mesma.
Todos os modelos acima citados possuem boa durabilidade e eficiência contra corrosão, mesmo em regiões litorâneas. Mas serve de alerta, que quanto maior a exposição e ação do tempo, por maresia, produtos químicos, enxofre e outros gases, esses aceleram a decomposição do material. 
Agentes externos e causas naturais não possuem garantia.