Novidades e Dicas

VER TODAS
06 Novembro Dicas para uma construção barata e sustentável

Como não sair do orçamento, mantendo a qualidade da obra e dos acabamentos? Provavelmente, essa é a dúvida da maioria dos engenheiros, arquitetos e construtores. De fato, quem atua nesse segmento sabe que dá trabalho e ainda mais gastos. Mas há também certas estratégias e materiais (incluindo o EPS - Isopor) que fazem toda a diferença e possibilitam uma construção barata, com o mesmo valor e eficiência.
Materiais, mão de obra e planejamento, por exemplo, não precisam ser apenas itens em uma lista de dores de cabeça. Cada detalhe em sua obra pode ser estratégico, basta pesquisar e contar com boas referências. Confira nossas 5 dicas para realizar uma construção barata!
Uma construção barata não precisa ser de má qualidade – Saiba fazer as escolhas certas!

1. Busque por ajuda qualificada


Escolher bons profissionais é o primeiro passo. Afinal, eles estarão envolvidos em todos os processos da sua obra. Dessa forma, contratar aqueles que possuem boas ideias para encontrar as melhores soluções influenciará diretamente nos custos e nos resultados do projeto.
Nesse ponto, claro, você vai encontrar os que querem “cobrar caro”, e também os que não passam muita segurança. Por isso, busque indicações e profissionais de confiança. Lembrando também que um acordo firmado a partir de um contrato é sempre importante!

2. Planeje de forma consciente e inteligente


Com a ajuda de bons profissionais, esse passo fica bem mais simples e efetivo. Antes de iniciar qualquer procedimento da obra, é preciso planejar, fazer orçamentos em diferentes lugares, pesquisar e colocar todos os gastos estimados no papel.
Além disso, só dá para saber se o projeto está caro se possui metas e referências, por isso, defina exatamente o quanto pretende gastar, e sempre reserve uma quantia a mais de prevenção.
Uma outra estratégia para economizar é não comprar nada a mais ou a menos, mas sim ao término de cada fase da construção. Isso evita desperdícios e problemas com o armazenamento dos materiais.

3. Pense em uma estrutura que se adeque às necessidades e ao orçamento


A estrutura da obra está diretamente ligada aos custos da sua construção. Aqui, algumas técnicas podem trazer muita economia e, claro, com a ajuda de bons profissionais, harmonia e sofisticação para os ambientes.
Espaços integrados, por exemplo, demandam menos materiais e ainda geram a sensação de amplitude, mesmo em cômodos menores. Outra estratégia é deixar os ambientes úmidos, como a cozinha, a área de serviço e os banheiros reunidos, de forma a utilizar a mesma parede hidráulica, reduzindo os gastos com tubulações.
Busque também uma estrutura sem muitos recortes para facilitar a execução e economizar com os materiais e mão de obra.

4. Materiais econômicos e de qualidade


Chegamos a uma dica de ouro!
Escolher bem os materiais é o que permitirá maior economia na sua obra. Podemos provar que uma construção barata pode contar com matéria prima de primeira, mesmo mantendo o princípio do custo baixo.
O EPS (Isopor), por exemplo, é uma excelente alternativa, reconhecida em países do mundo todo. Com a utilização dos blocos de EPS (Isopor), há uma redução de 20% no custo da fundação da obra, de até 50% de ferragem usada na própria laje e de 35% no consumo de concreto. Assim, além de ser isolante térmico, leve, utilizar menos água que a argamassa, ser livre de CO² e 100% sustentável e reciclável, o poliestireno expandido – EPS é mais barato.
Esse material origina diferentes opções para o segmento da construção civil, como:

  • Lajes moldadas de EPS (Isopor); 
  • Telhas termoacústicas (telhas sanduíche);
  • Forros; e 
  • Concreto leve.

5. Acabamentos

Essa é outra etapa que auxilia (e muito) na redução de gastos. A escolha do piso, dos azulejos, da iluminação e, inclusive, dos interruptores e tomadas, por exemplo, faz grande diferença no final das contas.
O EPS (Isopor) também pode ser um ótimo aliado nessa fase. As molduras de EPS (Isopor), por exemplo, se destacam como uma opção inovadora e otimizada pela durabilidade, estabilidade estrutural, leveza e resistência à umidade, exposição solar e à impactos, além de uma ótima fixação e segurança na instalação.
Temos certeza que essas dicas contribuirão para uma construção mais barata. Mas vale ressaltar: cuidado também ao economizar demais! Pesquise sobre as marcas, compare os preços e peça ajuda a um profissional da área, para não tomar decisões erradas ou comprar produtos que, apesar de baratos, afetarão a qualidade da sua obra!
A Termovale é especialista no segmento da construção civil e oferece diferentes soluções em EPS (Isopor) para o mercado.