Novidades e Dicas

VER TODAS
21 Maio Como escolher o melhor EPS (Isopor)?

Cada vez mais as pessoas têm o objetivo de vender produtos e serviços. Mas você sabe realmente o que está comprando? Existem opções de EPS (Isopor) de diferentes qualidades, preços, tamanhos, densidades. 
Como saber se o EPS (Isopor) vendido foi realmente o ideal para a sua necessidade?
Separamos algumas dicas para você saber as diferenças entre os tipos de EPS (Isopor) e entender qual é realmente necessário, seja para utilizar em construções, manter as bebidas, medicamentos e alimentos refrigerados, segurança, transporte, entre outros.
Lembrando que um dos fatores mais importante e que tem valorizado o produto é pela questão do EPS (Isopor) ser 100% reciclável, ajudando nosso planeta a ser mais sustentável. Com pequenos gestos é fácil fazer a sua parte e se tornar amigo do meio ambiente. Basta fazer o descarte correto.
Vamos às dicas!

Densidade do EPS (Isopor)

Apesar dos produtos serem desenvolvidos pela mesma matéria-prima, sofrem processos diferenciados para que cada peça de EPS (Isopor) saia com sua funcionalidade específica.
Em sua produção, o EPS (Isopor) passa por um processo de transformação física constituída de três etapas: pré-expansão, armazenamento intermediário e moldagem. A massa do produto final representa a quantidade de material que o EPS (Isopor) possui e o volume é o espaço ocupado por ele, enquanto que a densidade é o resultado de um fator dividido pelo outro (massa/volume), determinando a rigidez do produto.
Dependendo do propósito para qual o EPS (Isopor) está sendo utilizado, para uma melhor absorção do impacto, se faz necessário uma embalagem com baixa densidade para não transferir o impacto ao produto protegido. Se a intenção é resistência, aplica-se uma densidade mais alta.
O controle da densidade é feito por meio do cálculo de peso de uma determinada quantidade de esferas do EPS (Isopor). 
O EPS (Isopor) possui 2 segmentos: recortados e moldados. No primeiro caso (recortados), a densidade mínima é de 10kg/m³ e a máxima de 35kg/m³, já para o segundo (moldado) é possível obter produtos que variam de 15kg/m³ a 90kg/m³, sendo que o processo para obter a densidade alta em um produto final é mais complexo.
O EPS (Isopor) de alta densidade é utilizado, por exemplo, para dar firmeza e garantir a sustentação em construções e duplicações de rodovias, pontes, diques, barragens, píers flutuantes, pistas em aeroportos, obras ferroviárias, estádios e auditórios, além de ser aplicado em itens de segurança, tais como capacetes, isso se dá devido sua resistência a absorção de impactos. No caso do EPS (Isopor) de baixa densidade, seu uso está direcionado principalmente ao isolamento térmico e acústico e para placas de papelaria. Para o EPS (Isopor) de média densidade, as principais aplicações são produtos eletroeletrônicos; eletrodomésticos e linha doméstica (Caixas Térmicas).

Qualidade do EPS (Isopor)

Diferente do EPS (Isopor) que se encontra em papelaria, para uma construção civil, por exemplo, é necessário ter um EPS (Isopor) mais denso, pois precisam aguentar a montagem de lajes, por exemplo (como explicamos acima).
É sempre necessário que você esteja atento a qualidade do produto antes de adquiri-lo. A Termovale, por exemplo, recebe as especificações determinadas de como será a peça antes da sua produção, para garantir que o EPS (Isopor) solicitado tenha a qualidade que o cliente deseja. É nessas informações que sabemos qual será a matéria-prima mais resistente às temperaturas e condições técnicas, se não propagará chamas, etc.
Quando tratamos de assuntos que garantem segurança e saúde, é sempre bom analisarmos que o produto comprado de fato tenha eficiência. Para garantir que o EPS (Isopor) comprado chegue corretamente aos seus clientes, a Termovale realiza testes interno que comprovam a qualidade, com laudos específicos que protegem o fornecimento do mesmo que foi vendido.

Variação de preço do EPS (Isopor)

Os preços são variados, mas não basta escolher apenas o mais barato, é necessário olhar o custo x benefício para não sair no prejuízo.
Se comparado com outros materiais, o EPS (Isopor) tem um custo menor, mas quando abordamos especificamente o EPS (Isopor) , há diversas marcas e preços, por isso é preciso estar atento na garantia do produto.
Indicamos sempre verificar as experiências antigas de pessoas ou empresas que já utilizaram esses materiais do fornecedor escolhido, além de buscar referencias na internet sobre a qualidade e credibilidade das empresas para que você não seja prejudicado.

Características exigíveis para o EPS (Isopor)

Por fim, separamos uma tabela com as classificações exigíveis para a fabricação do EPS (Isopor), assim você pode estar atento ao preço e qualidade na hora de adquirir seu produto.

Agora que você já sabe escolher o melhor EPS (Isopor) para sua necessidade, conheça a Termovale, líder mundial na fabricação de EPS, que atende todos os requisitos especificados para que você utilize o produto da melhor maneira. Entre em contato com os especialistas.