Novidades e Dicas

VER TODAS
11 Outubro Bolo de isopor (bolo falso - bolo cenográfico)

Peças de isopor são opções baratas para incrementar mesas para festas e vitrines de confeitarias
Bolos e doces cenográficos são itens de isopor que facilitam a vida dos confeiteiros e, também, de quem precisa organizar sozinho uma festa ou evento.
Como se diz, sobremesa é algo que se come primeiramente com os olhos, e só depois se saboreia com a boca. Por isso, os quitutes de festas e eventos não devem ser apenas gostosos, mas também bonitos.
De acordo com pesquisa realizada pelo Dataconsumer, 52% dos clientes têm um grau de exigência muito elevado em relação aos produtos de padaria e confeitaria. Isso faz da atuação dos confeiteiros um verdadeiro desafio. Para atender à alta expectativa, é preciso se reinventar e apostar na criatividade.
Uma solução simples e barata é recorrer a itens em isopor para decorar mesas e vitrines. Assim, é possível economizar e, de quebra, ganhar elogios pela originalidade. 
A Termovale fabrica peças de isopor em formatos de bolos, biscoitos, balas, cupcakes, bombons, sorvetes e pirulitos. As guloseimas decoradas e revestidas com tinta à base de água, biscuit ou tecido custam pouco e podem substituir os doces verdadeiros.

Bolo cenográfico (bolo falso)

Quanto aos bolos, há inúmeras bases em isopor com formatos e medidas diversas:

Redondo

Quadrado

Coração 

É possível montá-los com um ou mais andares e decorá-los com biscuit ou, para economizar, pasta americana. Vídeos no YouTube ensinam a decorar os itens com técnicas simples.
Hoje no mercado, além das diferentes bases de bolos disponíveis, também existem os bolos moldados, que já são fabricados em máquinas e facilitam ainda mais o revestimento em biscuit e em pasta americana.
A utilização do isopor é muito importante, pois amplia a liberdade de criação. Isso dá uma infinidade de possibilidades. Você pode criar um bolo muito maior para poucos convidados, por exemplo. Quanto mais original for seu bolo, mais você fica em evidência.

Técnicas de pasta americana e biscuit

Bolos ou cupcakes ficam lindos e duradouros se biscuit ou pasta americana forem aplicados sobre as bases de isopor.
Para fazer a decoração com biscuit, lixe todo o bolo de isopor com lixa fina. Abra a massa de biscuit. Passe uma camada de cola branca antes de cobrir o bolo com ela e após, corte a sobra da massa.
Alise a superfície da massa com uma espátula, para melhor acabamento. Ainda com a cola branca, ponha a quantidade de andares que deseja e decore com fitas, flores, pérolas e o que mais sua imaginação mandar. É possível criar laços com a sobra da massa de biscuit.
Já a pasta americana pode ser utilizada, por exemplo, para fazer flores sobre o bolo de isopor. Caso queira usá-la no lugar do biscuit para cobrir o bolo cenográfico, basta abri-la sobre uma superfície polvilhada com açúcar de confeiteiro ou amido de milho e seguir os mesmos passos acima. Para aderência, a cola pode ser substituída por água na pasta molhada.
Técnicas semelhantes são usadas para os doces e cupcakes cenográficos. Uma dica importante é sempre deixar uma sobra maior da massa de biscuit, já que ela encolhe 30%.
Para quem quiser se especializar, existem também cursos específicos que ensinam mais métodos de trabalhar com o isopor, deixando vitrines, mesas e ambientes das confeitarias ainda mais bonitos e apetitosos.